andrefischer.com.br

O BBS (Bulletin Board System) MixBrasil, criado em agosto de 1994, foi o primeiro espaço virtual e a primeira rede social voltados exclusivamente ao público LGBT na América Latina. Em uma época anterior à internet como a conhecemos, o BBS MixBrasil foi uma plataforma inovadora que conectava pessoas por meio de mensagens, fóruns e trocas de informações sobre cultura, direitos e vivências LGBT. Esse ambiente virtual foi uma verdadeira revolução em termos de inclusão digital, permitindo que pessoas de diferentes partes do Brasil se encontrassem e compartilhassem experiências em um espaço seguro e acolhedor, através de sedes em São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o BBS MixBrasil foi substituído pelo site mixbrasil.com.br, mas seu legado permanece como um marco da luta por visibilidade e representatividade na era digital.

MixBrasil.com.br, fundado em 1996, surgiu como a continuação natural do espírito pioneiro do BBS, adaptado ao formato da internet. Em 1997 passou a ser hospedado no UOL e em 2000 passou a fazer parte do conteúdo disponibilizado aos assinantes do portal. Foi a principal referências de conteúdo LGBT+ no Brasil nos anos 1990 e 2000, oferecendo notícias, análises, ensaios, contos eróticos, agenda cultural e opiniões sobre questões que impactam diretamente a comunidade.

Com uma abordagem jornalística comprometida, o portal MixBrasil foi além do entretenimento, trazendo reflexões sobre direitos humanos, políticas públicas, saúde e representatividade na mídia. Também serviu como uma plataforma essencial para divulgar eventos, projetos artísticos e iniciativas culturais, em especial o Festival MixBrasil. Seguiu online até 2014, quando teve suas atividades encerradas.