andrefischer.com.br

Fundador e diretor do MixBrasil

Referência nacional e internacional, o Festival MixBrasil da Cultura da Diversidade nasceu em 1993 e, hoje, é um dos maiores eventos culturais LGBT+ do mundo. Desde a primeira edição, o evento traz para o país a vanguarda mundial das representações artísticas sobre a diversidade sexual e identidade de gênero.  Realizado pela Associação Cultural MixBrasil há mais de três décadas, o Festival MixBrasil promove, desde sua criação, a inclusão social e abre espaço para expressão de diferentes estilos de vida, ampliando a discussão e expandindo a consciência. Ao reunir milhares de pessoas em torno de uma cultura de compreensão e respeito, seja em espaços diversos ou digitalmente, reduz- se o isolamento e a ignorância, facilitando a educação, a conscientização e questionamento de antigos conceitos acerca da diversidade.

Implementei e dirigi entre maio de 2019 e março de 2024 o  Centro Cultural da Diversidade  da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, espaço voltado para a promoção de atividades artísticas e culturais com foco na diversidade, especialmente nas questões de gênero, sexualidade e inclusão. Localizado no bairro de Itaim Bibi, na região da Faria Lima,  o centro se dedica a valorizar e dar visibilidade à produção cultural da comunidade LGBT+, além de outras minorias. O CCD ofereceu no período uma programação variada que incluía apresentações teatrais, exposições de arte, sessões de cinema, debates e oficinas, com o objetivo de fomentar a reflexão e o diálogo sobre temas ligados à diversidade e aos direitos humanos. O espaço também teve um bem sucedido programa de residências artísticas implementado durante a pandemia e serviu como um ponto de encontro e resistência cultural, reunindo artistas, ativistas e público em geral para celebrar a pluralidade e combater a discriminação.
Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo  é um dos maiores eventos do tipo no mundo e tem um papel fundamental na luta pelos direitos e pela visibilidade da comunidade LGBT+. Realizada anualmente na Avenida Paulista desde 1997, a Parada SP é muito mais do que uma celebração; ela é uma plataforma de reivindicação por direitos humanos, igualdade e políticas públicas inclusivas, abordando questões de discriminação, violência e preconceito enfrentados pela comunidade. Além de sua importância social e política, a Parada também contribui significativamente para o turismo e a economia da cidade. A Diretoria de Comunicação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que assumi em janeiro de 2024, tem como função principal planejar e executar estratégias de comunicação que garantam a ampla divulgação da Parada SP e de todos os eventos realizados durante o ano, através e de suas mensagens, fortalecendo seu impacto social e a criação de campanhas que promovam os temas abordados em cada edição, a coordenação com a imprensa para garantir uma cobertura adequada e inclusiva, e o gerenciamento das redes sociais para engajar o público.